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Componentes Curriculares

publicado 27/03/2020 18h20 | última modificação 27/03/2020 18h20

FUNCIONAMENTO CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias Serão realizadas na modalidade presencial, podendo ter parte a distância (até 30%).
Disciplinas Eletivas Serão realizadas, preferencialmente, na modalidade a distância, visando a oferta de disciplinas de uma IA para alunos de outras Ias. No caso de serem EaD, devem ser ofertadas através de ambiente virtual de aprendizagem. As disciplinas eletivas não possuem pré-requisitos.
Disciplinas Orientação Serão realizadas presencialmente ou a distância, a partir de acordo entre orientador e orientandos, mantendo registro acadêmico (diários) dos encontros. Há uma sequência obrigatória e pré-requisitos descritos abaixo.


Disciplina:

Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa:

A busca da rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral ou omnilateral. As mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos. O trabalho como princípio educativo. Trabalho simples e trabalho complexo. A relação entre o ambiente acadêmico/escolar e o setor produtivo: os desafios de superação do capitalismo dependente brasileiro. O ensino médio integrado como travessia para a politecnia ou educação tecnológica.

 

Disciplina:

Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa:

Paradigmas do conhecimento, teorias educacionais e teorias do ensino. Objetivos da educação e mundo contemporâneo. A pedagogia crítica e o embate teórico com as teorias educacionais contemporâneas. Teorias pedagógicas, processos formativos e suas implicações nas práticas educativas na educação profissional e tecnológica.

 

Disciplina:

Metodologia de Pesquisa

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa:

Ciência e senso comum. Pesquisa em Educação. Características da pesquisa em Mestrados Profissionais na área de Ensino. Métodos e técnicas de pesquisa em ensino. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. Produto educacional. Ética na pesquisa.

 

Disciplina obrigatória apenas para a Linha Práticas Educativas em EPT:

Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa:

Fundamentos da organização dos trabalhos pedagógicos na EPT. Tendências do ensino e da aprendizagem na EPT. Práticas Pedagógicas dialógicas. Saberes necessários à prática docente na EPT. Planejamento do ensino na EPT: objetivos, tipologias de conteúdos, metodologias de ensino e avaliação.

 

Disciplina obrigatória apenas para a Linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da EPT:

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa:

Organização dos espaços educativos da Educação Profissional e Tecnológica, no que se refere à pesquisa, ao ensino, à extensão e à gestão, em espaços formais e não formais, bem como as suas interações com o mundo do trabalho e a sociedade. Planejamento, avaliação e gestão democrática na EPT. Memórias da EPT local, regional e nacional.


Disciplina:

Redação de Projeto de Pesquisa

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Desenvolvimento do projeto de trabalho de conclusão de curso com vistas ao exame de qualificação.

 

 

Disciplina:

Prática de Ensino Orientada

Carga Horária: 60 horas
N° de Créditos: 4
Ementa:

Desenvolvimento e aplicação do produto educacional nos diferentes espaços relacionados ao Ensino em Educação Profissional e Tecnológica, formais e não formais.

 

 

Disciplina:

Prática de Pesquisa Orientada

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Desenvolvimento orientado da pesquisa de mestrado com foco no produto educacional. Análise das informações oriundas da aplicação do produto, teorização e escrita de relatório final na forma de dissertação ou artigo. Preparação do produto educacional para sua entrega à banca.

 


Disciplina:

Juventude, Trabalho e Escola

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Juventude e inserção social. Culturas juvenis. Juventude, educação e mundo do trabalho. Socialização juvenil. Juventude e contemporaneidade.

 

Disciplina:

História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Da técnica à engenharia, da antiguidade à Idade Moderna. Técnicas indígenas. A Mineração. A Eletrotécnica. A Construção Civil. A Mecânica. A Informática. Energia e Tecnologia.

 

Disciplina:

Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Formação de professores para a EPT no contexto atual. Políticas de formação de professores e as relações educação, trabalho e sociedade. Estado da arte da formação de professores. Saberes profissionais docentes. Temas recorrentes e temas silenciados: perspectivas para a prática da pesquisa.

 

Disciplina:

Espaços Não-Formais na Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Definições de espaços não-formais, formais e informais de educação. Histórico dos espaços não-formais de educação no Brasil e comparativo metodológico com seus equivalentes em outros países. O espaço da educação não-formal e os processos de desenvolvimento e aprendizagem. Educação não-formal e a participação da sociedade civil nos processos educativos. O ambiente de trabalho como um espaço não-formal de educação.

 

Disciplina:

Educação do Campo

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Educação do Campo dentro da conjuntura atual. Nova realidade do rural no Brasil, inserido no contexto internacional, reconhecendo os conflitos e as implicações dos conceitos de Educação rural x Educação no campo x Educação do campo, e o processo histórico da construção de um novo paradigma em educação emancipadora. Desafios e as necessidades da Pedagogia da alternância frente a escola tradicional institucionalizada.

 

Disciplina:

Educação e Tecnologias

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

O papel da educação na sociedade contemporânea em suas relações com as tecnologias digitais em rede. Tecnologia e mediação pedagógica. Análise de recursos tecnológicos como recursos pedagógico-didáticos e suas aplicações no ensino profissional e tecnológico. O trabalho pedagógico online. Elaboração de projetos de ensino com utilização de tecnologias digitais em rede. Desenvolvimento de projetos e protótipos aplicados ao ensino profissional e tecnológico.

 

Disciplina:

Educação de Jovens e Adultos

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

A configuração do campo da EJA: a diversidade dos sujeitos; a afirmação do direito à educação; história e memórias; a relação educação de jovens e adultos e trabalho. Paulo Freire: Contribuições para pensar a prática da EJA no Brasil. Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia como dimensões da formação humana na EJA e na Educação Profissional. Características da aprendizagem e estratégias de ensino para adultos. Educação de jovens e adultos e Educação Profissional: a confluência de duas modalidades. Implicações das especificidades da EJA na organização do trabalho pedagógico e na gestão educacional da EPT.

 

Disciplina:

Políticas Públicas em Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Concepções e bases conceituais sobre Estado e políticas educacionais no Brasil; análise de políticas em educação profissional, educação básica, educação de jovens e adultos e formação docente; produção histórica das políticas e das bases legais da educação básica, da educação profissional, da educação de jovens e adultos e da formação docente.

 

Disciplina:

Produção de Recursos Educacionais

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Relação entre recursos educacionais e metodologias de ensino na EPT. Recursos educacionais impressos na EPT: características; produção; utilização. Recursos educacionais digitais na EPT: características; produção; utilização. Recursos educacionais alternativos: jogos; maquetes; vídeos; softwares; experimentos; outros. Produção, avaliação e utilização de sequências didáticas. Desenvolvimento de atividades baseadas em problemas e investigações.

 

Disciplina:

Currículo e Formação Integrada

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Concepções e histórico de Currículo. Trajetória histórica da educação profissional no Brasil na perspectiva de sua integração com a educação básica – elementos essenciais à compreensão do processo curricular. Concepções e princípios do currículo do Ensino médio integrado à Educação profissional: regular e modalidade EJA. Elementos estruturantes de um currículo integrado.

 

Disciplina:

Diversidade e Inclusão

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Estudos acerca da trajetória histórica da inclusão educacional – da década de 1990 até a contemporaneidade. Educação Inclusiva. Diversidade Cultural. Diversidade e Currículo. Reflexões acerca do papel da escola na inclusão dentro da perspectiva da diversidade.

 

Disciplina:

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Origens dos estudos com o enfoque “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente” (CTS/CTSA) no Brasil e no mundo. Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Questões éticas e políticas. Diferentes perspectivas da abordagem CTSA. Configurações curriculares mediante o enfoque CTSA. O enfoque CTSA e a Educação Profissional e Tecnológica. Propostas metodológicas com ênfase CTS para o ensino profissional e tecnológico.

 

Disciplina:

Avaliação nos Espaços Educativos

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Avaliação da/na escola. Ensino e suas relações com a avaliação da aprendizagem. Objetivos educacionais e avaliação. Avaliação formativa. Alternativas propositivas no campo da avaliação. As relações pessoais na escola e a avaliação. Instrumentos de avaliação.

 

Disciplina:

Tópicos Especiais em Educação Profissional e Tecnológica

Carga Horária: 30 horas
N° de Créditos: 2
Ementa:

Essa disciplina visa apresentar tópicos especiais em Educação Profissional e Tecnológica, em caráter extraordinário. Visa trabalhar a construção de artigos científicos e tecnológicos, como também produtos tecnológicos gerados pelos estudos. Poderá ser ofertada a qualquer momento conforme demanda específica e aprovação da Comissão Acadêmica Local de cada Instituição Associada.

Referências:

Artigos científicos e tecnológicos no campo da Educação Profissional e Tecnológica pertencentes ao Qualis de Ensino da CAPES. Livros conceituados que servirão para fomentar os estudos realizados pelos alunos do mestrado.


 

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