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O ProfEPT

publicado 27/03/2020 18h51 | última modificação 30/03/2020 12h13

Mapa das Instituições Associadas ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais.


O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Nesse sentido, se propõe a alcançar os seguintes objetivos específicos:

a) Atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, voltada para profissionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a fim de desenvolverem atividades de ensino, gestão e pesquisa relacionados à educação profissional e tecnológica, na perspectiva de elaboração de produtos educacionais e materiais técnico-científicos com vistas à inovação tecnológica;

b) Atender à necessidade de desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, constituído pela interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais ou não-formais;

c) Atender à demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural nas diversas regiões do Brasil.

O profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais, capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo compõe o grupo de Instituições Associadas (IAs) novas no ProfEPT, tendo iniciado as suas atividades no programa em outubro de 2017, com parte dos docentes permanentes participando do 2º Seminário de Alinhamento Conceitual, em Curitiba – PR.

Em abril de 2018, o IFMA participou da realização da prova do Exame Nacional de Acesso (ENA), que contou com mais de 30 mil inscrições homologadas em todo o território nacional, sendo o IFMA a IA com o maior número de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) – cerca de 380 –, e um número total de 1.519 inscrições. Ainda em junho daquele ano, nove professores permanentes participaram do 3º Seminário de Alinhamento Conceitual no Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Fortaleza – CE. E em agosto de 2018 houve o início das aulas com a Turma 2018, formada por 22 estudantes. Em novembro do mesmo ano, ocorreu o 4º Seminário de Alinhamento Conceitual em Goiânia/GO, com a participação de onze docentes e um mestrando representante da turma 2018.

Participação do ProfEPT IFMA no 4º Seminário de Alinhamento Conceitual, realizado em novembro de 2018 em Goiânia – GO.

Em maio de 2019, tem-se novamente a realização do ENA 2019, com 48.525 inscrições nacionais homologadas, sendo 1.388 destinadas ao ProfEPT IFMA, dos quais compareceram 797 para realizar a prova. Desse processo seletivo resultou a formação da Turma 2019 do ProfEPT IFMA, com 24 estudantes. A partir de junho de 2019, foram realizadas as primeiras bancas de qualificação. Em novembro desse ano também aconteceu o 5º Seminário de Alinhamento Conceitual, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória – ES. Em decorrência do contingenciamento de recurso, apenas três professores permanentes do ProfEPT IFMA puderam participar.


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